O universo automotivo é recheado de fatos e história muito curiosas. No post de hoje, conheça 10 curiosidades que provavelmente você não sabia sobre os carros e sua história.

1 – Fusca: Como todos sabem, foi Adolph Hitler quem implantou a fabricação do “carro do povo”, o nosso conhecido VW Fusca. O que poucos sabem é que o modelo, ironicamente, foi baseado no conceito de design produzido por um judeu, Josef Ganz.

2 – BMW: Bob Marley, o jamaicano rei do reggae, tinha um BMW. Mas não por vaidade. O motivo era a sigla, coincidente com o nome da banda: Bob Marley and the Wailers.

3 – O mais vendido: A picape Ford F-Series é o carro mais vendido de todos os tempos: 34 milhões de unidades.

4 – Super engarrafamento: Na China, o trânsito supera a imaginação. O maior engarrafamento conhecido aconteceu numa estrada chinesa: o trânsito ficou parado por um mês.

5 – O primeiro acidente no Brasil: Os acidentes acompanham a história dos carros. No Brasil, o primeiro acidente automobilístico foi causado por um célebre personagem da nossa cultura: o poeta Olavo Bilac, autor do hino à Bandeira. Em 1897, Bilac perdeu a direção e bateu contra uma árvore no Rio de Janeiro. O poeta saiu ileso, mas o veículo sofreu escoriações.

6 – Estreando no Brasil: Henrique Santos Dumont, irmão do nosso famoso Alberto Santos Dumont, foi quem trouxe o primeiro automóvel para o Brasil, em 1893. Um Daimler movido a vapor.

7 – Super população: O número de carros no mundo aumenta em um ritmo duas vezes maior que o da população. A previsão é de que existirão pelo menos 2 bilhões de carros em todo o mundo até 2030. Atualmente, o número é de aproximadamente 1 bilhão.

8 – Beberrões: Mais da metade do petróleo produzido no mundo todo é consumido por carros.

9 – Beberrões irresponsáveis: Nos EUA, a cada 12 minutos ocorre um acidente com morte no trânsito. Um terço deles é provocado por motoristas alcoolizados.

10 – Esforço de guerra: Entre 1942 e 1945 a indústria de carros dos EUA não fabricou veículos civis, apenas de guerra.