A bateria automotiva pode durar em média 3 anos, mas, sem os devidos cuidados, esta vida útil pode diminuir consideravelmente.

Continue lendo e veja dicas de como aumentar a durabilidade da bateria:

1 – Desligue todos os dispositivos eletrônicos e acessórios antes de desligar o motor. Faróis, rádio, luzes internas e outros devem ser desligados para que não haja sobrecarga de uso da bateria quando o alternador estiver desligado. O mesmo vale para o momento da partida, que é o que mais consome energia. Mantenha tudo desligado e só após o motor ligado ative os outros equipamentos.

2 – Observe a quantidade de acessórios ligados à bateria, inclusive aqueles que usam o sistema “stand by”, que mesmo desligado continua a consumir energia. Estes podem esgotar a carga da bateria em pouco tempo.

3 – Se o carro ficar guardado por muitos dias sem uso, desligue os terminais da bateria, isso ajuda a preservar sua vida útil. Desligue primeiro o polo negativo, e só depois o positivo.
Limpar os terminais também é importante. Faça uma mistura de água e bicarbonato de sódio até o ponto de pasta. Desconecte os terminais (negativo, depois o positivo) e aplique a pasta, deixando agir por alguns minutos. Use um pano para retirar a sujeira e a pasta e recoloque os terminais. Uma pequena camada de vaselina pode colaborar para que a corrosão volte rapidamente.

4 – Dirija, afinal os componentes do carro necessitam de funcionamento constante. Ao menos 2 vezes na semana faça um passeio com o veículo para carregar a bateria. E tenha sempre um assistente de partida no carro, afinal imprevistos acontecem. Faça o check-list da bateria a cada 6 meses para evitar surpresas.

5 – Os veículos são projetados com baterias de amperagem adequada aos equipamentos originais do carro. Acessórios não originais sobrecarregam a bateria, porque exigem muito mais energia do que a bateria original pode entregar, isso diminui sua vida útil.

6 – Se o motor tem dificuldades de dar a partida, não insista demais. Isso força o motor de partida e pode esgotar a bateria. O problema pode ser mais grave, por isso é importante pedir ajuda a um mecânico profissional.

7 – Calor excessivo também é um elemento prejudicial à vida útil da bateria. Procure proteger o veículo do sol forte, e garanta uma refrigeração adequada quando ele estiver em uso.

8 – Alguns sinais podem ser observados quando a bateria apresenta problemas. O mais comum é a dificuldade em dar a partida no motor, o que pode ser um indicativo de esforço excessivo por falta de carga. Luz amarelada nos faróis com o carro em marcha lenta também pode ser um sinal de problema. Já a luz indicadora no painel indica que o alternador não está gerando carga suficiente para carregar a bateria, o que requer uma carga externa. Baterias também sofrem desgaste, inclusive quebras na parte interior, e quando isso ocorre a energia não pode ser liberada. Nesse caso a troca é necessária.

Está precisando trocar sua bateria? Temos as seguintes marcas:
Palavras relacionadas:
Baterias, Baterias automotivas, Baterias Niterói, Baterias Itaipu, Baterias Região Oceânica, Moura, Heliar, Zetta, Omega, ACDelco, Power Free, Zetta