Alinhamento ou geometria é o ajuste da suspensão em determinados valores que garantem a segurança e a estabilidade do veículo. Por isso, qualquer mudança nesses valores gera o desalinhamento das rodas e outras irregularidades mecânicas. Consiste na correção dos ângulos da geometria do veículo, o que, através de ajustes da suspensão e direção, permite um rodar livre com a máxima aderência ao solo possível, afinal os pneus são os “trilhos” que prendem o veículo à estrada.

FAQ

alinhamento de direçãoO que é alinhamento de direção?
Ajuste da convergência e divergência das rodas

Para que serve?
Para que haja melhor dirigibilidade, evitando desgastes irregulares de pneus e suspensão.

Qual o período médio recomendado para a revisão do alinhamento?
É recomendado fazer o alinhamento de direção a cada troca de pneus, quando apresentarem desgaste irregular na banda de rodagem ou desgaste prematuro, quando o veículo puxar a direção para um dos lados, e preventivamente, a cada 10.000 km. Desta forma, os pneus irão ter uma maior vida útil, com maior quilometragem.

Quais sintomas apontam a necessidade de alinhamento?
Falta de estabilidade ao atingir velocidades mais elevadas,volante não centralizado, desgaste irregular dos pneus e tendência a queda da direção para um dos lados.

Um carro pode ter dois alinhamentos?
Todos os veículos possuem alinhamento dianteiro e alguns modelos com regulagem de alinhamento no eixo traseiro. Ex Honda Civic, Vectra, Uno e outros.

 

ATENÇÃO: ALINHAMENTO é diferente de BALANCEAMENTO.

 

Área de abrangência: Niterói, Maricá, Itaboraí, São Gonçado, Itaipu, Piratininga.