Um carro com as rodas bem balanceadas proporciona ao motorista maior conforto na direção, evita vibrações, oscilações do volante e carroceria, além do desgaste dos pneus e componentes da suspensão e direção.

O Balanceamento de rodas consiste em equilibrar (compensar) o excesso ou má distribuição de massas no conjunto pneu e roda. O contra peso (chumbo) é utilizado para compensar a área da roda que apresenta desigualdade de peso favorecendo o equilíbrio no conjunto.
Um veículo que apresenta uma vibração na carroceria a uma velocidade acima dos 60 Km/h pode ter como causa o desbalanceamento das rodas traseiras, sendo que nas mesmas condições de dirigibilidade se a vibração for sentida no volante de direção, teremos um provável desbalanceamento nas rodas dianteiras. Com o tempo, esse chumbo poderá cair, ou descolar, fazendo com que a roda fique desbalanceada (explicando a trepidação), provocando um desgaste precoce do pneu.

FAQ

balanceamentoO que e balanceamento?
E a manutenção do equilíbrio entre o pneu e a roda.

Quando devo balancear?
Normalmente, a cada 10.000 km rodados à medida que o pneu se desgasta, altera-se o peso da roda, exigindo ajuste do contrapeso. Outro sintoma e quando sentimos alguma irregularidade ou trepidação do volante em velocidades elevadas. É essencial o balanceamento quando há substituição ou desmontagem de rodas e pneus.

O que ocasiona o desbalanceamento?
Vibrações na direção, desgaste prematuro dos amortecedores, esforço anormal dos componentes da suspensão e desgaste irregular dos pneus.

 

ATENÇÃO: BALANCEAMENTO é diferente de ALINHAMENTO.

Área de abrangência: Niterói, Maricá, Itaboraí, São Gonçado, Itaipu, Piratininga.