cambagemÉ o ajuste que designa a inclinação da roda, parte de cima e de baixo, em relação a um plano vertical. Este ajuste, de um modo geral, controla as características de rolamento das rodas. Cambagem positiva é a situação em que as rodas estão mais próximas na parte de baixo, isto é, onde tocam o chão, do que na parte de cima.

Cambagem negativa é a situação oposta, isto é, as rodas estão mais próximas na parte de cima do que na parte de baixo, onde tocam o chão. A cambagem excessiva provoca desgaste anormal da banda de rodagem e do ombro do pneu. Quando positiva, afeta a parte externa do pneu e, quando negativa, a parte interna.

FAQ

O que é previamente recomendável para o melhor aproveitamento dos ajustes de suspensão do seu veiculo (alinhamento, cambagem e caster)?
É indispensável a correção mecânica de sua suspensão para que estes ajustes sejam feitos com a eficácia garantida.

Como diagnosticar a possível necessidade de cambagem?
Desgaste do ombros dos pneus e tendência de queda da direção para um dos lados.

Quando fazer a cambagem no carro?
Para saber quando seu carro precisa da cambagem, olhe a parte da frente do veículo. Os pneus devem estar o mais perto possível do ângulo reto (que seria o ângulo ideal). Um lado nunca pode estar mais inclinado que o outro.

O recomendável é verificar a situação do camber junto com o alinhamento e o balanceamento, assim, você garante que o carro sairá da manutenção perfeitamente regulado. É importante também, sempre observar o comportamento do seu carro.

Área de abrangência: Niterói, Maricá, Itaboraí, São Gonçado, Itaipu, Piratininga.