Entenda o que é, as principais características e como identificar sinais de problema na suspensão

A suspensão do carro é uma das partes mais importantes de um automóvel. Contudo, muitos proprietários não identificam rapidamente os primeiros sinais de problema na suspensão. Este descaso ou desconhecimento pode levar a um dano maior e custar muito caro ao proprietário. Pode até mesmo levar à perda total do sistema de suspensão, que deve ser verificado com uma revisão periódica do veículo.

Mas do que se trata a suspensão?

Como o próprio nome já diz, é um sistema que sustenta o carro no ar. Ou seja, a suspensão trata-se do conjunto de peças que se localiza entre os pneus e o chassi (a base do motor). Em sua composição, encontramos molas, amortecedores, buchas e outros elementos.

Juntas, todas as peças que formam a suspensão garantem mais conforto no deslocamento. É possível notar se a suspensão está boa, por exemplo, quando o carro está em alta velocidade e os passageiros não sentem. O contrário também se verifica: o carro não estar em uma velocidade tão alta e os passageiros sentirem como se estivesse correndo muito.

Estabilidade, conforto e controle

Estas são as três vantagens principais que a boa suspensão do carro proporciona a quem está dentro do veículo. Seja com o carro em alta velocidade, como já citado, ou ainda na passagem sobre os buracos, os integrantes do carro têm mais conforto quando o carro está mais estável. Isso se verifica quando se está em dia com a sua suspensão, que tem a função de amortecer o impacto sofrido em qualquer circunstância.

Este amortecimento adequado também é possível graças à maior aderência do veículo no chão. É assim que a suspensão garante ainda mais controle do carro em curvas fechadas. Esta característica nos leva à maior segurança no transporte quando a suspensão está em dia.

Como prevenir problema na suspensão?

Tal como o corpo humano, o sistema do carro também aponta em uma série de sinais e sintomas. Eles podem indicar que o veículo não está bem e precisa passar por uma revisão ou consultar o seu “doutor”. Veja, abaixo, uma lista com alguns dos principais sinais de que algo não está bem na suspensão do carro. Aprenda a identificar os problemas!

  • Ao passar em quebra-molas, o carro faz um barulho que se assemelha a um chocalho;
  • As pastilhas de freio (integrantes do sistema de suspensão) indicam problema quando o carro faz um barulho na hora de freiar;
  • Se seu carro está manchando a garagem de óleo, a suspensão pode estar pedindo uma revisão;
  • Atenção se os pneus estão desgastando muito cedo após a troca ou se o desgaste acontece apenas de um lado;
  • O volante estar descontrolado ou vibrante também indica que algo não está bem;
  • Entre outras características.

Agora você já conhece os principais sinais de necessidade de revisão na suspensão do seu veículo. Fique atento e não espere o carro dar um problema para pedir o reboque. Faça a manutenção preventiva e adequada e, assim, garanta a maior segurança e conforto nas suas viagens.