Dicas de manutenção para o escapamento

Dicas importantes para o sistema de exaustão

escapamento niterói
O sistema de exaustão do veículo deve estar sempre em boas condições visto que é um dos principais itens verificados na inspeção veicular devido a sua influência direta na emissão de poluentes que agridem o meio ambiente, além de reduzir o nível de ruído do motor.

Os motoristas devem realizar a manutenção preventiva do sistema de escapamento para evitar prejuízos ao bolso e, principalmente, diminuir o risco de acidentes”, afirma Henry Grosskopf, gerente de engenharia de produtos da Tuper Escapamentos e Catalisadores.

 

O especialista recomenda que o motorista revise regularmente o silencioso, flexíveis e tubulação do sistema de exaustão. É preciso verificar se não há furos no silencioso principal, componente que reduz os ruídos do motor, ressalta Henry. Ao observar ruídos, falta de potência, excesso de fuligem ou fumaça preta, é necessário fazer uma análise em oficina de confiança. Na checagem é possível identificar se há necessidade da troca de todo o sistema ou apenas parte dele.

Substituir o silencioso por tubo pode afetar o desempenho e criar problemas no bloco do motor. “Alguns motoristas amarram o escapamento, causando uma queda inesperada e provocando acidentes”, alerta Henry.

Outros fatores que prejudicam o sistema de exaustão, explica Henry, são os buracos nas estradas. O solavanco do veículo pode provocar corrosão e quebra prematura do sistema. O catalisador também merece atenção especial do motorista pois vários fatores podem prejudicar o seu funcionamento como combustível de má qualidade, falhas de ignição, excesso de consumo de óleo do motor, soldas na carcaça, batidas na carcaça, corrosão e motor desregulado.

silencioso niterói
Assuntos relacionados:
Escapamento automotivo, escapamento Niterói, escapamento Itaipu, silencioso, sistema de exaustão