Que tal economizar no consumo de combustível do seu carro? Com ações simples você pode alcançar uma economia razoável. Neste artigo abordaremos sobre o uso do ar condicionado. Você sabia que, em certas situações ligar o ar condicionado é mais econômico do que tomar ar fresco? Falaremos também sobre os tipos de combustível e qual tipo escolher visando ter uma maior economia.

Ar condicionado ou janela?

Você já deve ter ouvido falar que o ar condicionado aumenta muito o consumo de combustível. Mas e sobre as janelas? Sabia que mantê-las abertas também pode aumentar o gasto? Então, o que escolher: ar condicionado ou fresco? Leia a seguir.

  • Janelas abertas

As janelas abertas podem afetar para mais o consumo do combustível do veículo. Vamos explicar o porquê… O carro é projetado com uma aerodinâmica para ter o mínimo de atrito no ar possível. Isso faz com que gaste menos combustível. Quando deixamos abertas as janelas, essa aerodinâmica é quebrada. Então o motor precisa fazer mais força para quebrar a pressão do ar que está entrando no veículo. Para suprir toda esta força necessária do motor, há um maior gasto de combustível. Mas, calma… Isso não ocorre em qualquer velocidade! Você só deve se preocupar em velocidades altas, como perto dos 100 km/h, em que o atrito é maior.

  • Ar condicionado ligado

Quando ligado o ar condicionado, o carro perde um pouco da sua potência e a consequência é o maior consumo de combustível. Assim, utilize o ar condicionado com moderação. Você pode optar por não ligá-lo quando o clima está ameno. Além de economizar combustível, você ainda faz um favor à natureza. Mas você deve estar pensando: se janela aberta gasta mais combustível e ar condicionado também, o que fazer? Bom, o ideal é utilizar as janelas abertas em vias urbanas, com a velocidade mais baixa do veículo. E, claro, quando for possível suportar a temperatura. Em estradas em que você trafega em maior velocidade, opte por ligar o ar condicionado. Ele é mais vantajoso nesse caso, e faz com que o carro consuma menos do que se você abrir as janelas. Pois isso geraria todo o atrito já explicado aqui.

Qual o melhor combustível?

Já é consenso que o alto preço da gasolina faz com que ela não seja a preferida dos motoristas. Assim, versões alternativas passam a ser consideradas, como a aditivada. Para veículos flex, alguns motoristas preferem utilizar o álcool. Já na hora da compra, o Diesel lidera a frente e é o combustível preferido. Mas eles economizam de verdade? São mais vantajosos do que a gasolina? Leia a seguir.

  • Gasolina aditivada

Você já deve ter ouvido falar que gasolina aditivada é mais econômica. Mas não é bem assim… Contudo, a função do aditivo é favorável à economia de combustível. O que ocorre é que a gasolina aditivada ajuda a limpar o motor e a retardar seu desgaste.Assim o resultado é a maior durabilidade do motor. E, com o motor funcionando corretamente e mais limpo, é reduzido o gasto de combustível. Dessa forma, há muita vantagem em utilizar a gasolina aditivada a médio e longo prazo.

  • Álcool

O álcool é mais barato do que a gasolina? É mais vantajoso, então? Essas são as questões mais comuns levantadas pelos motoristas. E a resposta não é tão simples… Porque, apesar de ter uma precificação mais baixa, o álcool pode não ser tão vantajoso assim. Para saber se é mais vantagem usar álcool do que gasolina, você deve comparar os preços. Só compensa usar o álcool se ele estiver pelo menos 70% mais barato do que a gasolina. Caso contrário, pode dar no mesmo ou até fazer você gastar mais. Em algumas regiões do Brasil, o preço do álcool varia bastante em relação ao da gasolina. Então, é bom ter atenção!

  • Diesel

É comprovado que o uso do Diesel faz economizar em até 35% o gasto do combustível se comparado à gasolina. Por ser um combustível que confere mais força ao motor, o Diesel é geralmente encontrado em veículos mais pesados. Assim, sendo mais econômico em valor e gerando menos gasto do que a gasolina para o motor, o Diesel é, sim, uma ótima opção para o bolso. Mas nem tudo é vantagem. Carros com motor a Diesel são mais caros; e este combustível degrada muito mais o ambiente do que os demais. Então, na hora de escolher o combustível do seu carro, vale a pena você comparar vantagens e desvantagens que vão além do preço pago.

Para realizar a manutenção do seu carro com segurança, entre em contato. Oferecemos atendimento de primeira qualidade em nossas unidades na cidade de Niterói.