Uma manutenção preventiva do filtro de ar evita danos fatais para o motor

 Já imaginou o quanto de ar o motor do seu carro precisa usar para funcionar? Estima-se que seja cerca de 3.500 litros de ar por minuto. Portanto, essa imensa quantidade de ar precisa passar pelo filtro de ar antes que chegue ao motor. Pois sabemos que partículas de poeiras e outros detritos estão presentes por todo o ar.

Para que serve o filtro de ar?

Em resumo, o filtro de ar do seu carro tem a função de preservar a vida útil do motor. Ao filtrar o ar, ele evita que ocorra o acúmulo de sujeira no sistema de injeção. Desta forma, garante a segurança e o melhor funcionamento do motor. Sem o filtro, a poeira causaria muitos danos ao motor. Ao evitar que isso ocorra, o filtro cumpre sua função e fica sujo. Assim, com o tempo, uma menor quantidade de ar passa para o motor, o que também é bastante prejudicial…

O que acontece quando demoramos a trocar o filtro de ar do motor?

Quando está impregnado de sujeira, o filtro passa cada vez menos quantidade de ar para o coletor. Isso leva à perda de desempenho do motor e até ao maior consumo do óleo lubrificante. Sem falar no prejuízo para o bolso…. Um filtro de ar ineficiente gera aumento no consumo do combustível!
Conforme passa mais tempo sem que seja realizada a troca do filtro, o problema se agrava. Acredita que o motor pode até parar completamente de funcionar? Por isso, a manutenção preventiva é a solução para que você evite gastos altos antes do tempo com o seu carro. Afinal, é melhor e menos custoso verificar e trocar o filtro periodicamente do que o motor.

Quando trocar o filtro de ar?

Uma dica é olhar o manual do seu veículo. Ele tem uma indicação de tempo para troca e manutenção de cada elemento. Contudo, o desgaste varia de carro para carro, de acordo com o uso e outros elementos. Assim, também influem a poluição do local e as condições das vias por onde você costuma passar.
Em geral, o recomendado é que o filtro seja trocado a cada 6 meses. Outro cálculo é pela quilometragem. Em vias urbanas, a marca recomendada é de 10 mil quilômetros rodados. Em vias rurais, a metade: a troca de filtro deve ser realizada com até 5 mil km rodados do veículo.

Dica para verificar o filtro

Em casa mesmo, você pode verificar se seu filtro de ar está desgastado. Retire o filtro do carro e coloque-o contra a luz. Assim, é possível notar se há danos visíveis. Mas atenção: muita sujeira com pouca quilometragem rodada (conforme a conta acima), não deve ser um motivo por si só para troca.
Ao trocar o filtro de ar do motor, deve-se ter atenção à sua maior captação de área, mas sem impedir que o fluxo de ar chegue ao motor. Com estes cuidados, você conseguirá garantir a durabilidade do seu veículo e mais segurança na estrada.