Entenda para quê serve o filtro de combustível e a importância da troca periódica

Existem algumas peças no veículo que devem ter uma manutenção constante. Assim, itens como o filtro de gasolina merecem uma atenção diferenciada. Bem como outras funções, ela evita que entrem impurezas no motor, o que pode gerar mais danos ainda ao veículo. Apesar de baratas e simples para trocas, elas podem causar danos irreversíveis a peças vitais do carro.

Para que serve o filtro de gasolina?

O próprio nome já indica a função: filtrar a gasolina. Assim como filtros para outros combustíveis, como álcool e diesel, ele impede que partículas de sujeira que estejam no tanque do carro cheguem à bomba de combustível e ao bico injetor. Assim, o filtro preserva a vida útil desses elementos.
Extremamente sensíveis, a bomba do combustível e os componentes da injeção eletrônica não podem sofrer contato com poeira, ferrugem, água, pó ou outro tipo de sujeira. Portanto, o filtro de combustível ajuda na maior durabilidade destes equipamentos.

O que acontece quando demoramos a trocar o filtro de gasolina?

Por proteger o motor de impurezas e umidade, é ele que pode mostrar primeiramente sinais de problemas. Você nota que pode haver algo de errado com o filtro de combustível quando percebe, por exemplo, dificuldade de arranque ou falhas na aceleração em marchas lentas. Se isso acontecer, é bem provável que seu filtro de gasolina esteja sujo ou entupido.
Posteriormente, o filtro sujo provoca uma menor vazão do tanque para o motor, levando ao vazamento de combustível. Pode acontecer ainda da gasolina passar com a sujeira, quando o filtro está extremamente prejudicado. O resultado verifica-se nos danos do motor e do sistema de injeção.

Quando trocar o filtro de gasolina?

Aqui, elencamos alguns dos sintomas que seu carro pode apresentar se o filtro de gasolina estiver danificado ou sujo:

  1. Dificuldade na hora de arrancar com o carro
  2. O motor engasga e faz o carro parar
  3. Aumento do gasto de combustível
  4. Aparece ferrugem no filtro

Contudo, você não deve esperar o carro gritar por problemas para realizar a troca. O manual do carro traz uma estimativa do período de troca do filtro de gasolina. Mas você também pode seguir um cálculo de quilometragem. A recomendação para a troca do filtro de combustível deve ser realizada entre 8 e 15 mil km rodados.

3 dicas para preservar o filtro de gasolina

 Veja, abaixo, três formas de aumentar a durabilidade do filtro de gasolina do seu carro.

  1. Atenção à qualidade do combustível! Quando adulterado, maior sujeira tem e acumula no filtro. Isso diminui a vida útil do filtro e aumenta as chances de danos no veículo.
  2. Prefira combustível aditivado. Ele ajuda na longevidade do filtro de gasolina, evitando desgastes e troca antecipada.
  3. Não ande na reserva! Quando faz isso, as impurezas podem se desprender do tanque e a bomba pode puxar o líquido com resíduos.

Com tudo isso, fica claro que a manutenção preventiva é a melhor maneira de preservar seu veículo.