Entenda para quê serve o filtro do ar da cabine e a importância da sua revisão

Você pode até nem saber que ele existe… O filtro de ar é muitas vezes confundido com o filtro de ar do motor e o filtro de óleo. Esses são os filtros mais populares e, por isso, os que recebem mais atenção. Contudo, o filtro de ar da cabine tem uma função muito importante para o veículo. É ele que realiza a filtragem dos poluentes para que não entrem na cabine do veículo. Além de ser ofuscado pelos outros filtros mais conhecidos, há outro motivo para geralmente as pessoas não saberem nada sobre ele.

O componente é um pouco difícil de acessar. Assim, é fácil esquecer que ele existe, o que é um erro grave. O filtro de ar condicionado deve receber uma manutenção constante para que o carro tenha um bom desempenho. Vamos entender melhor…

Para que serve o filtro de ar da cabine?

Para cumprir a sua função de manter o ar limpo dentro da cabine, o componente filtra a entrada de mofo, poeira, folhas e outros poluentes. Desta forma, o filtro de ar garante a melhor qualidade interna do ar e ajuda a gerar maior conforto a quem sofre de alergias. Outra função do filtro de ar é poupar um sistema muito prezado pelo motorista e pelos passageiros… Veja a seguir.

 O que acontece quando demoramos a trocar o filtro de ar?

Manter o filtro limpo é fator essencial para preservar o ar condicionado do veículo. Quando passa ar sujo demais, o sistema trabalha de forma mais intensa podendo levar o motor a queimar. Esta força a mais para o ar operar também acarreta em maior consumo de combustível. Ou seja, você pode ter muitos prejuízos financeiros se não fizer a troca regular do seu filtro de cabine.

Mas, sem dúvida, o maior dano do seu filtro de ar não estar funcionando corretamente é a menor qualidade do ar. Pois, se utilizamos o ar condicionado no carro é porque queremos melhor conforto térmico e respiratório. Quando sujo, o filtro impede que aconteça ambos os objetivos. Ele não resfria bem o ar nem impede a entrada de impurezas. Por isso, ter um ar mais limpo no espaço interno do seu carro é sinônimo de qualidade da viagem. Para isso, faça uma revisão periódica do seu sistema de ar e não se esqueça do filtro! Abaixo, damos algumas dicas para a troca correta do filtro de cabine antes que ele comece a gerar problemas.

Quando trocar o filtro de ar condicionado?

A recomendação geral para a troca do filtro de ar condicionado é a cada 20.000 km a 40.000 km rodados. Mas há mecânicos que recomendam trocar uma vez ao ano, mesmo que a marca descrita não for atingida. De todas as formas, o ideal é que você verifique o manual do veículo e encontre a indicação para o seu carro. Assim, pode evitar de forma mais eficaz os danos e gastos decorrentes da inoperação do seu filtro de ar.