Veja quais itens são importantes para garantir a segurança do veículo nas viagens

As férias estão chegando e você planejou um longo passeio com a sua família. Contudo, antes de pegar a estrada, você deve estar seguro do seu veículo. Para viajar de carro com segurança, há alguns itens de verificação que se deve observar. No mínimo, uma semana antes, faça a revisão dos seus pneus e do balanceamento e alinhamento do seu carro. No dia da viagem, não se esqueça de calibrar os pneus. Com mais peso no carro, ele precisa estar bem estabilizado para seguir bem e ter uma boa performance. Leia mais sobre esta revisão de férias!

Revisão dos Pneus

Verificar os pneus é o primeiro item de segurança que você deve revisar antes de viajar. O estado dos pneus deve estar bom para permitir que a viagem siga tranquila e segura. Após verificar a olho nu se estão carecas, deve-se medir os sulcos para saber o nível de desgaste. Um teste comum é colocar um palito de fósforo dentro de um dos sulcos do pneu. Se o pneu cobrir o palito, está tudo bem. Agora, se o pneu não cobrir totalmente o palito de fósforo, é hora de trocá-lo. Por isso, verifique os pneus com antecedência, ok?!

Calibragem

Você sabia que a baixa calibragem pode provocar o risco de explosão do pneu? Além disso, pneus pouco ou mal calibrados podem levar a acidentes por comprometerem a dirigibilidade, ligada diretamente à precisão na direção. Por isso, a recomendação geral é que a calibragem aconteça a cada 15 dias. Outro ponto importante é que, quando for calibrar os pneus para a viagem, lembre-se de ir até o posto mais perto. Isso porque o ideal é que os pneus estejam frios na hora do processo. Quando quente, a pressão interna aumenta na calibragem. Esta alta pressão pode prejudicar o alinhamento do carro, além de levar ao desgaste da banda de rolagem e outros elementos do veículo.

Alinhamento e Balanceamento

O alinhamento e o balanceamento dos veículos são altamente importantes para garantir a segurança nas estradas. Antes de viajar, perceba se o seu carro puxa para um lado só ou se está vibrando muito. Se notar estes sinais, pode ser hora de corrigir o alinhamento e fazer um balanceamento. Com o correto alinhamento, são ajustados os ângulos das rodas para que o carro não puxe para um lado só. Já o balanceamento garante que a roda possa girar sem vibrar em determinadas velocidades. A recomendação geral é alinhar e balancear o carro a cada 10.000 km rodados. Estes serviços também devem acontecer toda vez que se troca um pneu. Eventualmente, o veículo pode precisar do alinhamento e do balanceamento por outros motivos. Principalmente se o motorista costuma passar por buracos profundos, descer e subir calçadas…

 

Hora de pegar a estrada!

Depois que você se atentou a estes principais itens para viajar de carro com segurança, já pode pegar a estrada. Desejamos ótimas férias para você e toda a sua família!