Conheça os principais sintomas que indicam problemas no sistema de freio

Se você é o tipo de motorista que espera o carro parar de andar para recorrer ao mecânico, você está correndo um grande perigo! Além da possibilidade de estragar sistemas inteiros do veículo, sustos ou ainda acidentes podem acontecer se você ignorar sintomas que podem parecer bobos no primeiro momento.

O sistema de freio automotivo, por exemplo, é um dos componentes que mais exige atenção. Ele é o primeiro que tem que estar funcionando corretamente para diminuir riscos de acidente. Assim, é um sistema determinante para a sua vida e a de seus passageiros. Portanto, atenção!

Seu carro apresenta um desses sintomas?

Aqui, trazemos alguns dos principais sintomas que seu carro pode apresentar que indicam que seu sistema de freio merece atenção. O grande perigo está no fato de parecerem sinais inofensivos a princípio. Leia e observe se você está precisando revisar seu sistema de frenagem.

  1. Barulho ao frear

As pastilhas são um dos componentes do sistema de freio que precisam ser verificadas constantemente. No decorrer do uso do veículo, elas se desgastam e ficam cada vez mais finas. O ruído ao frear pode ser decorrente do acúmulo de sujeiras em dias chuvosos ou devido à passagem do carro em pontos de alagamento. Mas você não vai querer arriscar, não é mesmo?! Então, quando perceber um barulho ao frear, procure um mecânico imediatamente e veja como está o estado das pastilhas.

  1. Trepidação ao frear

Este sintoma é para o carro como o espirro para as pessoas. Pode ser decorrente de várias causas, oriundas de: sistema de freio, rolamento ou suspensão. De qualquer forma, não é normal você frear e sentir o carro trepidar. Se for decorrente do sistema de freios, o problema pode estar nos discos ou tambores. Eles podem estar desgastados, empenados ou serem de má qualidade, e a trepidação do carro pode acontecer. Além de diminuir a performance ao frear, outro perigo da trepidação causada por problemas nos freios é levar a danos a outras peças do veículo, o que pode encarecer o conserto.

  1. Desconforto ao frear

Se você pisa no pedal do freio e sente ele muito duro, pode ser indicativo de material ruim das pastilhas de frenagem. Já se a sua percepção é de um pedal muito fundo para conseguir frear, é hora de verificar seu fluido de freio: ele pode estar vazando!

Acompanhe o Fluido de Freio e os indicadores no painel

  1. Fluido de Freio

De suma importância para o funcionamento correto de todo o sistema, o fluido de freio é o que aciona as pastilhas para frear o veículo. Além de absorver água, o que não é bom para o sistema, e ser responsável pelo funcionamento do freio hidráulico, ele também tem característica lubrificante, o que ajuda a evitar a corrosão das peças do sistema de freio. Ele precisa ser verificado para troca de acordo com as especificações do fabricante da marca que você usa, ou quando você identificar perda de líquido por baixo do carro. Anote aí: sem o fluido, o sistema de freio fica muito comprometido!

  1. Indicadores no painel

Você já deve ter reparado que os carros têm vários símbolos no painel. Muitos veículos modernos trazem uma ligação dos variados sistemas do carro a uma imagem. Quando aparece acesa no painel, pode indicar problema em alguma parte do veículo. Então, sempre que seu carro acender uma luz no painel que não estava ali antes, verifique no manual do veículo o seu significado. A falta de fluido de freio ou problemas no sistema de freio ABS, por exemplo, costumam ser identificados ali. Isso não significa que você só irá verificar se acender, mas esse é um sinal importante. Portanto, se você estiver dirigindo e uma luz acender, pare o carro imediatamente e verifique.

 

Revise o sistema de freios já!

Não perca tempo esperando um sintoma aparecer, periodicamente, visite seu mecânico e veja como está o seu sistema de freio.