Próximo passo da sua revisão de férias: Identifique problemas na suspensão: molas, amortecedores e barra estabilizadora

Nas férias, é muito comum que as viagens familiares sejam realizadas de carro. Isso porque, muitas vezes, são incluídos como passageiros as crianças pequenas e os animais domésticos. Assim, é mais confortável escolher fazer o passeio com o próprio carro. Contudo, para que a viagem seja realmente tranquila, é preciso garantir que o funcionamento do automóvel esteja perfeito. Pois não existe nada mais desgastante do que interromper a viagem familiar para trocar um pneu. Pior ainda é quando se faz necessário o reboque do carro, que pode estragar suas férias. Portanto, você deve se atentar à verificação de alguns itens no carro antes de começar a viagem.

Como identificar problemas na suspensão?

De suma importância, a suspensão requer uma atenção em vários pontos. Aqui, te ensinamos a identificar os problemas mais comuns em molas, nos amortecedores e na barra estabilizadora.

Molas

As molas são responsáveis por amortecer o choque do veículo nas peças da suspensão. Apesar de extremamente duráveis, elas podem se desgastar. Isso acarreta na dirigibilidade e na segurança do veículo. Portanto, é importante observar alguns pontos para saber se a mola está ruim:

  • o carro está inclinando muito para um lado;
  • o pneu está desgastando mais de um lado;
  • o veículo está saltando ao passar em buracos;
  • ou você sente o carro ficando mais rebaixado.

Se notar qualquer um desses problemas, procure imediatamente um local especializado para verificar as molas. Elas podem estar quebradas e altamente desgastadas. Se estiverem assim, deverá trocá-las antes da viagem de férias.

Amortecedores

O sistema de amortecimento do carro costuma dar sinais muito claros quando algo não está bem. Além de sentir o carro bater mais, um sinal comum de problema é o vazamento de óleo. Portanto, se notar pingos de óleo embaixo do carro na sua garagem, seus amortecedores precisam ser verificados. Um ponto importante que se deve ter quanto à troca dos amortecedores é que se deve trocar o par inteiro. Pois se apenas um amortecedor está danificado, o outro logo estará também. Trocar os dois juntos evita que você tenha que retornar ao mecânico em pouco tempo e faz com que o futuro desgaste seja mais por igual.

Barra Estabilizadora

A barra estabilizadora é um componente frequentemente mais encontrado na suspensão dianteira. Sua função é garantir que o movimento lateral do carro ocorra no seu próprio eixo. Isso faz com que o veículo seja mais dinâmico na estrada, principalmente em curvas. Estes pontos conferem mais segurança e melhor dirigibilidade. A barra é ligada à suspensão do carro por meio das bieletas. Os problemas mais comuns que essas podem ter são: haste torta, coifa rasgada ou folga nas suas fixações. Para verificar se o problema de instabilidade do carro está nas bieletas, é realizado um teste no solo. O balanço lateral do carro permite ao profissional identificar uma possível folga na bieleta, o problema mais comum.

No próximo artigo, vamos continuar falando sobre a verificação de itens da suspensão do carro. Falaremos sobre os problemas mais comuns nas buchas estabilizadoras, nos coxins, no pivô, em balanças e terminais de direção. Esperamos que essa série de artigos contribuam para a uma boa revisão de férias do seu carro.

Leia também o artigo: Já fez a revisão de Férias do seu carro? Parte 1