Identifique problemas na suspensão: buchas estabilizadoras, coxins, pivô e balanças

Problemas na suspensão do carro são perigosos em várias circunstâncias. Por isso, seja no dia-a-dia ou na estrada, qualquer problema no carro é extremamente desgastante, especialmente durante as férias. A revisão completa do veículo antes de viajar é super importante. Sendo assim, se você for viajar com a família, deve primar pelo bom estado do veículo, menos estresse e muito mais segurança para todos.

 

Como identificar problemas na suspensão?

Composta por vários elementos, a suspensão do carro pode gerar problemas em várias instâncias. Em artigo anterior, falamos de como identificar os danos em molas, amortecedores e barra estabilizadora. Neste artigo, trazemos os problemas mais comuns em buchas estabilizadoras, coxins, pivô e balanças.

 

Buchas Estabilizadoras

As buchas são altamente importantes no trabalho com a barra estabilizadora. Elas devem estar bem apertadas. Assim, cumprem bem sua função de fixação da barra e de gerar mais mobilidade ao carro. Ou seja, quando as buchas estão um pouco soltas, podem até provocar batidas. Para verificação, você deve levar em um lugar especializado. O profissional irá fazer o teste no solo, com um balanço lateral para verificar se há folga.

 

Coxins

Estes componentes servem para ligar a suspensão e a carroceria. Eles recebem todo o impacto da suspensão e são responsáveis pelo giro induzido pelo volante. Quando danificado, é prejudicada a direção e é gerado um maior desgaste dos pneus. Portanto, em uma viagem, além de perigoso, pode ser extremamente custoso andar com os coxins danificados. Pois o mau funcionamento dessas peças pode levar ao maior consumo de combustível. Para o melhor diagnóstico de um possível problema nos coxins, é feita a remoção da peça para verificação.

 

Pivô

O pivô é a parte do veículo que suporta todo o peso e a força durante a aceleração em curvas e frenagens. Portanto, quando danificados, leva a batidas bruscas na suspensão. Frequentemente, o pivô apresenta primeiro o problema na sua coifa de proteção. Quando isso ocorre, o problema pode se intensificar com poeira ou ausência de lubrificação do pivô. A verificação de problemas pode ser realizada tanto com o balanço lateral do veículo no solo quanto no elevador. Em veículos que o pivô tem em seu modelo a bandeja de suspensão, o ideal é trocar ambas as peças mediante a problemas.

 

Balanças (ou bandejas)

Dando prosseguimento a sua verificação periódica é de extrema importância, pois as balanças fazem a união das rodas com o chassi do veículo. Geralmente as balanças sofrem desgastes nas buchas. Consequentemente, o resultado é um atrito de ferro com ferro, o que gera barulhos e pode estragar outros elementos da suspensão. Quando detectados desgastes em suas buchas, é recomendada a substituição da peça completa. Ou seja, toda a balança com as buchas, e não somente as buchas da balança.

 

Terminais de direção

Terminais de direção são os elementos que ligam o sistema de direção às rodas do veículo. Quando gastos, eles geram uma trepidação na direção. Esse sinal pode confundir o motorista, e levá-lo a achar que o problema é no balanceamento das rodas. Portanto, se sentir um tremido no volante com o carro acelerado, não saia balanceando as rodas. Primeiro de tudo, faça uma verificação na suspensão e analise os terminais de direção. Se estiverem folgados, o problema será identificado e você precisará trocar as peças. Além de incomodar o motorista, este problema pode danificar outros itens, como buchas de balança e coxins. O maior risco, contudo, é romper o pino mestre do terminal, o que pode acarretar em perda do controle da direção e um consequente acidente.

revisão de férias do seu carro

No próximo artigo, continuaremos falando sobre as verificações necessárias durante a revisão de férias do seu carro. Garanta uma viagem tranquila com a sua família. Falaremos sobre os problemas em freios, baterias e higienização do carro.

Leia também os artigos: Já fez a revisão de Férias? Parte 1
Já fez a revisão de Férias? Parte 2