Verifique sistema de freios, bateria e faça uma completa higienização do carro

Quando o assunto é viagem em família, uma coisa é certa: deve ter planejamento! E não é só a reserva de hospedagem, dinheiro na conta e na mão, e todas as malas que devem ser vistas. Além disso, é necessário que o transporte também seja o mais adequado. Para isso, quando se vai viajar de carro, é preciso fazer uma completa revisão de férias no veículo. Neste artigo, falamos de três itens que devem ser checados antes de começar a viagem: sistema de freios, bateria e higienização do carro.

Sistema de Freios

É essencial a verificação do sistema de freios antes de iniciar uma viagem longa. Altamente responsável por garantir maior segurança no trajeto, os freios exigem uma atenção especial tanto interna quanto externamente. Para transferir a correta pressão do pedal do freio até as rodas, é de suma importância que o fluido de freio esteja em um bom nível (se estiver abaixo do mínimo, é hora de trocar).  Além disso, ele deve ainda estar dentro do seu período de validade (entre um e dois anos).

Em veículos mais novos, o carro acende uma luz no painel com uma exclamação quando o nível não está bom. Adicionalmente, outro componente do sistema que é essencial na prevenção de acidentes é a luz de freio. Veja se está funcionando. Se não acender, você pode ter apenas que trocar a lâmpada. Ou pode ainda se tratar de problema no fusível ou interruptor. Portanto, nada de fazer esta revisão em cima da hora de viajar, ok?

Bateria

Evite ficar na estrada com o carro sem dar partida ou sem acender os faróis! Acrescente a verificação da bateria na sua revisão de férias! É ela que fornece a energia para que seu carro ligue e funcionem corretamente todos os componentes elétricos do carro. Também tem o papel de isolador térmico para proteger acessórios internos de ações mecânicas externas. Com tanta importância assim, deve-se atentar à sua qualidade. O tempo de vida útil de uma bateria para carro é de quatro anos. Contudo, a bateria pode enfraquecer antes deste tempo. Em épocas muito frias, o consumo da bateria pode ser maior porque são usados mais certos componentes elétricos. Por exemplo, os faróis, o limpador de para-brisas, o maior uso do desembaçador e outros. Portanto, antes de pegar a estrada, teste a sua bateria e descubra se ela está fraca. Algumas formas são:

  1. Veja se a iluminação dos faróis está regular ou fica falhando;
  2. Olhe a sua bateria e verifique se há sinais de oxidação;
  3. Vá a uma loja que vende baterias e peça para verificar se está chegando a 12V.

Ou seja, se a bateria não passar nesses testes, pode ser hora de trocá-la!

Higienização do Carro

Você deve estar pensando: claro que eu vou lavar e limpar meu carro antes de viajar! Mas nós falamos aqui de outro tipo de higienização, muito mais profunda. A higienização automotiva trata-se da limpeza de todos os componentes do veículo para sua conservação. A limpeza dos estofados, por exemplo, visa retirar todo o ácaro presente, proliferado pelo calor ou pela umidade. Para uma higienização completa e correta, o interior do veículo é desmontado, retirando-se o carpete, o estepe e até os bancos. O ar condicionado também entra na limpeza, com a higienização do filtro de pólen. O resultado é um carro revitalizado com ar puro e acabamentos limpos. Assim, o carro fica pronto para a viagem em família. E fica liberado para receber crianças e adultos que têm alergias para que consigam ter uma viagem tranquila e agradável.

Leia também os artigos:

Já fez a revisão de Férias? Parte 1
Já fez a revisão de Férias? Parte 2
Já fez a revisão de Férias? Parte 3