Faça uma revisão do carro para não cair em exigência.

Uma das sensações mais frustrantes quando se passa por uma vistoria é quando se solicita o cumprimento de exigências. As mais comuns são: problemas nos pneus, lâmpadas queimadas e placas mal conservadas. Há ainda outras implicações que podem ser percebidas pelo vistoriador. Desta forma, o resultado pode ser uma quantidade enorme de voltas ao posto do Detran. Para evitar este desgaste de tempo e esforços, é necessário fazer uma revisão do carro antes de vistoria-lo.

O que é avaliado na vistoria do Detran?

Obrigatória no estado do Rio de Janeiro, a vistoria anual veicular tem algumas verificações tradicionais. Por exemplo, o sistema elétrico, de iluminação e de sinalização estão entre os itens analisados. Também se incluem os pneus e outros equipamentos e sistemas complementares.

Sistema Elétrico

O principal item analisado no sistema elétrico em vistorias é a bateria. A partir dela, são verificados os cabos. Também é visto todo o estado das partes que compõem o sistema. Então, antes de fazer a vistoria, veja se a bateria está oxidada. Dê uma olhada também nas suas conexões. Caso perceba algo fora do normal, vá até um eletricista mecânico e faça uma avaliação profissional.

Iluminação

Neste quesito, verifica-se os faróis. Seu posicionamento, regulagem e cor que emitem. O farol de neblina também é visto, portanto, lembre-se antes de onde eles são acesos. O vistoriador pode pedir para o motorista acendê-los, tal como lanternas das placas traseiras e luzes-piloto. Portanto, teste antes em casa. Inclusive, se preciso, vá até uma loja de lâmpadas e já troque as que não estiverem em bom estado.

Sinalização

Aqui, estão as lanternas de direita, esquerda e luz de freio. Também são analisadas a luz de ré e de neblina traseira. Da mesma forma que o item acima, peça ajuda a alguém em casa para fazer estas verificações. Ajuste tudo que for preciso antes de vistoriar seu veículo no posto do Detran.

Pneus

Ao primeiro olhar, o vistoriador logo percebe se seus pneus estão carecas ou não. Portanto, você também pode fazer isso e trocar o pneu antes de ir, se for preciso. Junto aos pneus, são analisadas as rodas, sua fixação e calotas. Além disso, são observados se todos os parafusos estão presentes para fixação, além do estado de conservação geral. O site do Detran orienta como fazer uma verificação sobre a necessidade de troca do pneu.

Equipamentos obrigatórios

De acordo com a legislação vigente e as diretrizes da Política Nacional de Trânsito, há alguns itens que todo veículo deve conter. Para a segurança no trânsito, devem estar presentes:

  • Espelhos retrovisores, interno e externo
  • Limpadores de para-brisa
  • Pala interna de proteção contra o sol para o condutor
  • Velocímetro
  • Buzina

Todos estes elementos são verificados durante a vistoria. Ou seja, você deve mantê-los em perfeito estado também para o cotidiano no trânsito. Portanto, inclua-os em sua revisão!

Componentes Complementares

A vistoria anual do Detran verifica ainda o estado geral de todas as portas e fechaduras, além da conservação e funcionamento de vidros e janelas. Os bancos devem ter uma boa estrutura e fixação no interior do veículo. Além disso, também é verificado o estado do reservatório de combustível, da carroceria, do chassi e toda a estrutura do veículo. Inclui-se ainda a verificação do estado geral, corrosão e existência do silenciador de ruídos de explosão do motor.