troca deoleoA troca de óleo deve ser realizada a cada 7.500km ou 6 meses,  caso seu carro sempre trafegue em baixa velocidade ou baixa rotação, cumpra trajetos diários curtos (até 8 km) em anda-e-para, ou tracione reboque – ações que forçam mais o motor. Caso essas situações não façam parte de seu cotidiano, você pode trocar seu óleo a cada 15.000km ou 12 meses. Se você ainda faz revisões programadas na concessionária, em todas elas trocam o óleo (uma das poucas coisas que fazem bem), mas é bom ficar atento ao intervalo e às condições de uso de seu carro.

O normal é que um carro consuma de 300 a 500ml de óleo a cada 1000km devido às folgas do motor e à queima parcial na câmara de combustão. Por isso é sempre bom ficar atento ao nível do óleo. Para verificar isso existe um pequeno ritual:

– O carro deve estar sobre um piso nivelado com motor na temperatura de trabalho e desligado, com freio de estacionamento acionado e com a primeira marcha engatada.

– Aguarde se possível 15 minutos para retirar a vareta de medição.

– Retire a vareta, limpe-a e a coloque novamente em seu lugar.

– Agora sim você pode retirar ela para saber o nível do óleo.

Se o lubrificante estiver abaixo do mínimo da vareta, o motor pode ser prejudicado por falta de lubrificação. Se estiver acima do máximo da vareta, a pressão dentro do cárter irá aumentar, podendo ocorrer vazamento e até ruptura de bielas, além do excesso ser queimado na câmara de combustão, sujando as velas e as válvulas, e danificando também o catalisador no sistema de descarga do veículo.

FAQ

Quando devo fazer a troca de óleo do carro?
Quando atingir o período de troca recomendado pelo fabricante do veículo e que consta do manual do proprietário. Os atuais fabricantes dos motores vêm recomendando períodos de troca cada vez maiores, dependendo do tipo de serviço e da manutenção do carro.

Área de abrangência: Niterói, Maricá, Itaboraí, São Gonçado, Itaipu, Piratininga.

Trabalhamos com:

Filtro de óleo

mahle120px