A troca de óleo está entre as verificações de manutenção básica do veículo.

Você já deve ter ouvido falar que trocar o óleo do carro regularmente é importante e necessário. Até mesmo quem não tem o costume de fazer revisões periódicas sabe que deve verificar regularmente o óleo. Mas você sabe realmente a importância do óleo para o carro? E se passar do tempo, o que acontece? Quando trocar? Essas são as dúvidas mais comuns dos donos de veículos. Neste artigo, explicamos cada um desses tópicos, para que você não tenha mais dúvidas e não perca o óleo de vista. Continue lendo, abaixo…

Qual a importância do óleo para o carro?

Há quem diga que ter óleo em perfeito estado e circulante dentro do veículo é como o sangue em nossas veias. Assim, é um item necessário e vital para o funcionamento do carro. Sem óleo, o carro não funciona. Mas não é só a falta do óleo que causa problemas. Óleo velho e em péssimo estado de deterioração também é um fator preocupante.
O óleo é o responsável pela lubrificação do motor, e está ligado diretamente ao seu tempo de vida útil. Graças ao óleo, as peças do motor não entram em atrito. Assim, é evitado o desgaste das mesmas.

O que acontece se passar do tempo de trocar o óleo?

Se você demorar muito a trocar o óleo do seu veículo, poderá ter que fazer manutenções desnecessárias ou precoces. Assim, trocar o óleo regularmente é um cuidado de manutenção para conservar as outras peças do veículo.
Quando você troca o óleo no período certo, você não gasta mais do que o necessário para manter o seu carro funcionando e seguro. Sem óleo, ou com óleo velho, o motor passa a ser prejudicado e tem seu funcionamento comprometido.

Qual o prazo para troca de óleo?

A maioria das pessoas segue a recomendação de troca de óleo por quilometragem. Entretanto, é preciso ter atenção a outros fatores. Não é só a quilometragem que influencia. E o óleo pode desgastar mais facilmente perante outras situações.
O ideal é verificar constantemente o nível de óleo, tal como sua viscosidade. Uma recomendação interessante é seguir a manutenção do óleo como a que se faz na calibragem. Por exemplo, toda vez que for abastecer, você pode calibrar os pneus e verificar o óleo. Assim, você garante que a manutenção básica do veículo está em dia.

Prazos de troca por uso

Voltando à recomendação geral de quilometragem, temos a variante do uso do carro. Se você usa seu carro diariamente para atividades rotineiras, como trabalhar, deve ter um cuidado especial. Entre 5 e 7 mil quilômetros rodados, faça a troca do óleo.
Já para as pessoas que usam pouco seu veículo, esporadicamente apenas, temos outra recomendação geral. Nesse caso, é aconselhado que a troca do óleo seja feita após percursos entre 10 e 15 mil quilômetros rodados.

Dicas para verificação e troca do óleo

  • Verifique o óleo sempre com o carro frio;
  • Faça a verificação antes de ligar o motor (pela manhã, é o período ideal);
  • Se verificar no posto, aguarde 5 a 10 minutos com o carro desligado;
  • Podem haver distorções na vareta se verificar com o carro quente;
  • Já a troca do óleo deve ser feita com o óleo quente para que ele saia por completo.

Caso esteja interessado em fazer a troca de óleo do seu carro você pode entrar em contato conosco.

Car photo created by peoplecreations – www.freepik.com